
Inteligência de dados
A inteligência de dados em estudos na cadeia produtiva da carne bovina tem o objetivo de gerar, coletar, armazenar e analisar dados, bem como, gerar conhecimentos relevantes para tomadas de decisões dos stakeholders.
Permitindo-se assim uma atuação mais eficiente, que busca, a partir de combinações de dados, o maior entendimento do ambiente organizacional do setor, e contribui para a melhor formulação das diretrizes estratégicas (tecnológicas, organizacionais e institucionais) para a cadeia da carne bovina.

Comunicação
É imperativo para o futuro da cadeia produtiva da carne bovina, dirimir as dúvidas de formadores da opinião pública, minimizar preconceitos e combater as desinformações instaladas na comunidade acadêmica e em organismos multilaterais.
Para seguir evoluindo, a cadeia da bovinocultura brasileira terá que se ajustar e considerar novos processos, métodos, sistemas, produtos e serviços. A comunicação está no centro desta mudança, como fator estratégico, para proteção e melhoria da imagem do setor. Diante disto, torna-se fundamental desenvolver ações estruturantes que visem decodificar o estado da arte da carne bovina e voltadas para o esclarecimento da opinião pública.
É preciso conhecer as variáveis que necessitam de respostas rápidas, confiáveis, esclarecedoras e convincente sobre o tema pecuária/carne bovina.

Cenários prospectivos
A busca pela identificação de diversos futuros possíveis, dentro de um horizonte temporal específico, com o propósito de definir estratégias, é de extrema importância para o êxito das organizações pertencentes à cadeia produtiva da carne bovina.
A análise e a interpretação dos cenários permitem aos stakeholders a identificação de ações que devem ser executadas no presente, para que se possa aumentar as probabilidades de ocorrência de cenários que sejam favoráveis às organizações, e, também, permitam-nas se preparar para enfrentar situações futuras adversas.