Bem-vindo ao CiCarne

O CiCarne está presente na edição nº 253, novembro/2021, da LiveStock Science, uma das principais revistas científicas do “setor pecuário” no mundo, com o artigo “The Brazilian beef cattle supply chain in the next decades”.
A publicação foi produzida pelo Coordenador do CiCarne, Guilherme Cunha Malafaia, pelas pesquisadoras Giana de Vargas Mores, Yasmin Gomes Casagranda e Fernando Paim Costa e pelo professor Júlio Otávio Jardim Barcellos, Coordenador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro/UFRGS).
A pesquisa identificou as megatendências na cadeia produtiva da pecuária de corte brasileira esperada para 2040. Seu desenvolvimento tem implicações econômicas, sociais e ambientais para a esfera pública e privada. 
No cenário internacional, o Brasil pode ser um grande exportador de carne e provavelmente de genética animal, especializado e com valor agregado. Os avanços globais na cadeia de abastecimento virão de processos altamente técnicos, profissionais e produção pecuária competitiva, principalmente baseada em tecnologia e qualidade.

O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina Brasileira: uma visão para 2040
A pecuária de corte é uma importante atividade para o agronegócio brasileiro. Contribui com o desenvolvimento e o fortalecimento da economia nacional. Vai muito além da porteira e envolve vários elos em sua cadeia de produção – indústria de insumos, produção de bovinos, processamento, distribuição até chegar ao consumidor final. Entretanto, nem sempre foi assim.
A pecuária brasileira passou e tem passado por grandes mudanças ao longo das últimas décadas. O setor era caracterizado pelo atraso, resistência às inovações tecnológicas e falta de gestão.
Nas últimas 4 décadas, a pecuária bovina modernizou-se de maneira revolucionária, sustentada pelos avanços tecnológicos dos sistemas de produção e na organização da cadeia, com evidente reflexo na produtividade, na qualidade da carne, e consequentemente, no aumento da produtividade.
Quer saber mais? Baixe aqui o documento O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina Brasileira: uma visão para 2040. E descubra as megatendências para as próximas duas décadas para todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina brasileira.